Ao definir (ou ao insinuar, dependendo da sua atuação) os níveis de privacidade, o arquiteto trabalha com a forma e os limites que definem os espaços e também com os elementos que os interligam.
Nas imagens abaixo, do holandês Lawrence Alma-Tadema (1836 – 1912), podemos perceber as variações na ambiência de um mirante, conforme os limites são mais ou menos permeáveis. As relações entre privacidade, interiorização e intimidade são intensas e dinâmicas, além de profundamente dependentes da arquitetura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPrAqpVuc9VMB0IUNjiJN_IhHuIQ88MMDvAoA4auE34TrB9BFC9IegJB8oF1wLWY4WwqvbsfSAfN7ygf8We0XPvLEu6fXm-yaiJi-oWln-VkptM_6jaW3YCKg0CIB5a1YmRt4ZFAUaOlI/s320/Expectations.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5DEJMDUq5pZ3EFz6867r3OcATMrXYqtwuwovm3MMDa50e_Z6SLIT5ICcUjJrd2iaawNHSM1DmUxcbOwZ5459PGLj4_-VaFVdP3PzI_g2Cj3P9qx4dzPdiP6_ZoG4d0svRCshobJxt-UM/s320/Her+Eyes+are+with+Her+Thoughts+1897.jpg)
1. Expectativas. 1885
2. Seus olhos estão com seus pensamentos. 1897
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