![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnsO6MiL9XXGjWjpi4kCwc-C33uPaTRNTJyCr0Hvoi3tdkMQbUGGUQg9VM97MfyDx8-H0M-hXJjGhhwxK5Fqx6C2d-NsxtD1DJTBcFQYBQ-gJMb-h670FtSnXHqn2hSxFboPW1lKxCu4Q/s320/rio0001+ed.jpg)
Farnsworth, com sua cozinha aparente, é o sonho do rompimento dos limites entre público e privado, servindo de modelo para um grande número de residências ao longo do século XX. No entanto, aos poucos o excesso de transparência foi confrontado com realidades urbanas cada vez mais invasivas, e as cortinas eternamente fechadas, acabaram sendo substituídas, nos novos projetos, por alvenaria e por outras estratégias.
Atualmente, com o advento dos condomínios fechados, as casas podem ser novamente, menos defensivas. Um dos fatores que assim o permite é a própria vizinhança, de hábitos mais ou menos uniformes e supostamente bem educada. Não nos esqueçamos, entretanto, que o traficante Juan Carlos Abadia vivia num condomínio elegante em São Paulo e que Marcos Valério vive em outro, em Nova Lima.
Mas não há como negar que a possibilidade de residências mais abertas se amplia, até mesmo impulsionada por um certo exibicionismo que chega ao exagero nos reality shows, mas cujo sucesso não deixa de indicar características sociais. O Twitter vem nessa linha, de tornar públicos acontecimentos privados. De qualquer modo, seja qual for o caso, a maioria adere por impulso.
O certo é que as casas de vidro voltaram a ocupar lugar nas revistas e no imaginário da arquitetura contemporânea, tendo sido apresentadas como uma nova vanguarda ou, como preferem alguns, uma espécie de “resistência”. Eu já disse num outro texto (O Modernismo Conservador e os Cadillacs de Cuba, procurem nos posts mais antigos), que o uso do termo resistência, sem esclarecer a que se está resistindo, pode se constituir num modo de legitimar um grupo como vanguarda, colocando-o como guardião das próprias crenças, como se elas fossem compartilhadas por todos: a arquitetura brasileira é muito mais do que o modernismo brasileiro.
Um dos equívocos do modernismo, e ele foi contestado por seus equívocos e não pela ausência de qualidades, foi supor que a mera construção de um objeto moderno, transformaria os contextos. Assim, com muita freqüência, os condicionantes foram simplificados, em favor da aplicação de um modelo. Tal é o caso da caixa de vidro.
Nos exemplos abaixo, a questão da privacidade fica em suspenso: ver é bom, ser visto, nem sempre.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimMhCivQ2XG5tZbbuqdT6ARzZnqPstNF3-EERekf7qRFOUOuMZBW_W2HDu2P1DeOV_tMCSF2s633HrnCDn4Na_aWu3C9R7A5NjhAhSpUvspVAx_Qdj-YVAJo-Wsxgrvh4z1DQ62swLqLA/s320/vista+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWjpSKY5HSx3e6B-_1ljBsux9UICLbA_CD075tr9ztionYgPFbq3eZMH885UsAJrvaH7WdOuUb8ZC_uQ9mPtDPBfJAPGk6MjEYSnJcS-GVLjRzITCPZCMMcPsgF31D6RbTjKWBUDpdP4I/s320/vista+7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNbeoRrGvo5xNnv0dkBodSvZ-FSl9B7z5ivhJCR1Q8y9vCE84x4qKQwqYYP9KQ16wKriyuDsGoJhcLuaxo4ooJqSU-mDwZuoKtnWLPRF9HXYE0paGVjQ6H02nlPyBBiaZ5NGwzPoFIXso/s320/o_plato.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4PBy53nNM_4-1pYnDfi7QjkJhD6pfLhzOXSI_dv-wnj8Khl9WKW43HMGFlM-9wzAq4c_54rNiSVozBlkcZkPNrEB3iRM7hJB_ihdo9HwI7bS08mSdILZ80Gs2i_0nuPc93k3C8mWshdg/s320/ft3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCbevt6GIPzyICj433GQykjUJPxEuXkt5kk7Qgg7eBUfpy48ev3N0_z9-C5CwTUATPDJF8VWwzRTCz2CK2dU7rUL4O8gVr28XlaKtQhS9g1QSfozdm-oTcMPAtMUolNixaBojUoFjpav4/s320/ft4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPRIHrmS88-RHTJGZx2jCYChtihY1-FICgxHltaSsS5p6YCkZoWZVgeOPviTjRXQXDgVgLsNpxydub59jXZOxA-wiBN1FwWVZ0sqzjIozuTrEvqkt_YCZ-Cy8sYWl-HoK4GtugwBmQfxg/s320/ft6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi020O7w8-IcN00WiW77-gkF6MwAeC7gF1e9OPgeIMsOsId0GjAThQ2NuLmemIaqMN7zvyGu6QRNZZlaPHs6RBnFD-lNZM51CHSIlYX9wtV7_Zs9VsKOqv9IBq-1h9iwR1RTW7nbZz0Kuc/s320/ft11.jpg)
1/2. mmbb: casa num condomínio fechado em barueri,sp
3. mmbb: casa em ribeirão preto, sp
4. humberto hermeto: casa em nova lima, mg
5/6/7.mmbb: casa em são paulo, sp
as fotos são da Arcoweb, com excessão da primeira, da Gustavo Gili.
2 comentários:
Senti esses traços tão familiares..
Então vai fundo!
Postar um comentário